- Área: 235 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Pedro Vannucchi
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto da Galeria Contempo nasceu da reforma de uma casa de dois pavimentos na Vila Madalena, partindo da premissa de que a estética e identidade visual do local pudessem reforçar o perfil de arte contemporânea que a galeria iria abrigar.
Tomou-se como conceito de projeto as características do bairro onde o imóvel está inserido. A Vila Madalena tornou-se um novo pólo de arte dentro da cidade de São Paulo e tem em sua origem sobrados de construção simples. O partido foi representar um novo uso para o imóvel sem negar o histórico da residência e do local de implantação.
A estratégia projetual foi preservar a estrutura, paredes externas e cobertura da edificação original, junto à utilização de materiais simples de origem industrial de forma a requalificar esteticamente o local.
Onde foram removidas paredes, foram colocados reforços estruturais da laje com vigas metálicas. Para criar uma unidade estética, todos os elementos metálicos foram pintados em preto: vigas, escadas, guarda-corpos, caixilhos e luminárias aparentes.
Além disso, outros materiais adotados foram: fachada em telha ondulada translúcida, letreiro em neon, cimento queimado e pintura epóxi no piso.
A iluminação foi deixada toda aparente. No pavimento superior, foi instalado um forro de gesso seguindo a forma da cobertura de duas águas, e lâmpadas fluorescentes foram posicionadas para demarcar o vinco.
A área externa no térreo demarca a entrada e seus acabamentos foram deixados no reboco para se diferenciar do espaço interno. Nela foram distribuídos os banheiros e um bar para os dias de evento.